Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

Mineralogia



Total de visitas: 85365
Os principais Minerais do Brasil

Os minerais são classificados de acordo com o grau de abundância em três tipos: carentes, suficientes e abundantes.

• Carentes: são os minerais que ocorrem em quantidades insuficientes para o consumo do país, tornando-se necessária a importação dos mesmos.

Exemplos:
Água subterrânea
Antimônio
Cobalto
Carvão
Cobre
Enxofre
Gás natural
Molibdênio
Ouro
Petróleo
Piritas
Prata
Platina
Urânio
Vanádio

• Suficientes: são os minerais cujas reservas conhecidas podem suprir as necessidades do país por um prazo relativamente longo.

Exemplos:
Argilas
Amianto
Apatita
Bromo
Chumbo
Cromo
Fluorita
Granadas
Lítio
Mica
Talco
Zinco

• Abundantes: são os minerais cujas reservas conhecidas permitem e exportação dos mesmos por um prazo mais ou menos longo, não colocando em risco o abastecimento nacional.

Exemplos:
Bauxita
Berilo
Calcários
Caulim
Cristal de rocha
Dolomito
Estanho
Ferro
Gipso
Magnesita
Manganês
Níquel
Nióbio
Pedras preciosas
Potássio
Sais de magnésio
Sal-gema
Terras raras
Titânio
Tório
Tungstênio
Zircônio

A riqueza do solo mineiro sempre atraiu gente de todas as partes. No início, pedras brasileiras, preciosas e semipreciosas, trouxeram os bandeirantes, que desbravaram o interior do Estado à procura de esmeraldas. Hoje, o Estado é o único produtor brasileiro de diamantes (conforme dados da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio), além de revelar-se como espaço estratégico para o desenvolvimento da mineração no País.
Minas é responsável por um terço da produção brasileira de substâncias minerais úteis, com destaque para o minério de ferro, responsável por 80% da produção nacional; seguido pelo calcário, ouro, manganês, diamante, pedras preciosas, feldspato, granito, quartzo, nióbio, fosfato, zinco e outras substâncias. As maiores companhias brasileiras de mineração atuam em Minas. A Companhia Vale do Rio Doce - CVRD -, por exemplo, é a maior exportadora de minérios do mundo.
Trezentos e cinqüenta municípios compõem a região produtora, formada pelo Quadrilátero Ferrífero; os vales dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri; a região de Campos das Vertentes; o Vale do Rio São Francisco e as regiões de Araxá e Poços de Caldas.
O Estado é responsável pela produção de 100% do magnésio primário do País, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio sobre a Produção Industrial Anual de 1991. Também a produção de zinco tem destaque, representando 77% do total brasileiro. O ferro-gusa produzido no Estado corresponde a 55% da produção brasileira e o ferro-liga, a 54%.
Logo em seguida aparece o aço em lingotes, cuja produção corresponde a 41% da produção nacional. A produção de cimento também é relevante, representando 27% da nacional de 1991.
Criar um Site Grátis   |   Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net